Seguidores

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Fortaleza recebe Reunião Ministerial do GT de Educação do G20

 


Michel Maia (texto)
Chico Gomes (fotos)

Secitece está presente nas discussões, com atividades que seguem até 2 de novembro

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, está entre os representantes que participam do encontro ministerial de Educação do G20, realizado em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. O evento, presidido pelo ministro da educação Camilo Santana e com participação da vice-governadora Jade Romero, ocorre até 2 de novembro, destacando ciência, tecnologia e boas práticas de engajamento escola-comunidade.

O encontro é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Governo do Ceará, reunindo cinco experiências educacionais bem-sucedidas de diferentes países – como África do Sul, Espanha e Indonésia – que demonstram como o envolvimento da comunidade nas escolas pode impactar a qualidade de vida e a inclusão social.

Entre os projetos apresentados, destaca-se a experiência da Toli Senior Secondary School, da África do Sul, onde alunos e a comunidade local desenvolveram um filtro de água que beneficia mais de 500 pessoas. A educadora Siphokazi Gumbushe reforçou o papel dos jovens na transformação social, afirmando: “Se você vê um problema, não importa o quão jovem você seja, assuma a responsabilidade e faça algo a respeito”.

Experiências do Ceará

O evento também faz parte da “Semana Ceará: Centro Global da Educação”, promovida pelo Governo do Ceará, e incluiu visitas à Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, onde as delegações trocaram boas práticas e fortaleceram parcerias educacionais. As discussões, lideradas pelo Grupo de Trabalho de Educação do G20, também abordam temas como a valorização dos professores e a integração de conteúdo digital, reforçando o compromisso com a ciência, a tecnologia e a educação superior.

Sandra Monteiro destacou a importância do estado sediar um evento dessa magnitude. “Sabemos que não existirá um novo mundo, com novas perspectivas, sem educação, porque é através dela que desenvolvemos, inclusive, ciência e tecnologia. Nosso estado tem uma experiência exitosa na área da educação, tanto na educação básica quanto na educação superior, e é importante ouvir, também, as experiências exitosas de outros países. Os temas discutidos nos fazem enxergar oportunidades para agregar ações nacionais, integrando comunidade, escolas, universidades, governo”.


As discussões do G20 têm como tema central a educação e são organizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O GT de Educação prioriza três temas: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade.

Os ministros revisarão conjuntamente ainda o trabalho realizado nos três tópicos e apontarão caminhos para 2025, quando o grupo passará a ser presidido pela África do Sul. Além das discussões, haverá ainda reuniões bilaterais entre os ministros de educação dos países integrantes do G20.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário