Seguidores

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Fortaleza recebe Reunião Ministerial do GT de Educação do G20

 


Michel Maia (texto)
Chico Gomes (fotos)

Secitece está presente nas discussões, com atividades que seguem até 2 de novembro

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, está entre os representantes que participam do encontro ministerial de Educação do G20, realizado em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. O evento, presidido pelo ministro da educação Camilo Santana e com participação da vice-governadora Jade Romero, ocorre até 2 de novembro, destacando ciência, tecnologia e boas práticas de engajamento escola-comunidade.

O encontro é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Governo do Ceará, reunindo cinco experiências educacionais bem-sucedidas de diferentes países – como África do Sul, Espanha e Indonésia – que demonstram como o envolvimento da comunidade nas escolas pode impactar a qualidade de vida e a inclusão social.

Entre os projetos apresentados, destaca-se a experiência da Toli Senior Secondary School, da África do Sul, onde alunos e a comunidade local desenvolveram um filtro de água que beneficia mais de 500 pessoas. A educadora Siphokazi Gumbushe reforçou o papel dos jovens na transformação social, afirmando: “Se você vê um problema, não importa o quão jovem você seja, assuma a responsabilidade e faça algo a respeito”.

Experiências do Ceará

O evento também faz parte da “Semana Ceará: Centro Global da Educação”, promovida pelo Governo do Ceará, e incluiu visitas à Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, onde as delegações trocaram boas práticas e fortaleceram parcerias educacionais. As discussões, lideradas pelo Grupo de Trabalho de Educação do G20, também abordam temas como a valorização dos professores e a integração de conteúdo digital, reforçando o compromisso com a ciência, a tecnologia e a educação superior.

Sandra Monteiro destacou a importância do estado sediar um evento dessa magnitude. “Sabemos que não existirá um novo mundo, com novas perspectivas, sem educação, porque é através dela que desenvolvemos, inclusive, ciência e tecnologia. Nosso estado tem uma experiência exitosa na área da educação, tanto na educação básica quanto na educação superior, e é importante ouvir, também, as experiências exitosas de outros países. Os temas discutidos nos fazem enxergar oportunidades para agregar ações nacionais, integrando comunidade, escolas, universidades, governo”.


As discussões do G20 têm como tema central a educação e são organizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O GT de Educação prioriza três temas: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade.

Os ministros revisarão conjuntamente ainda o trabalho realizado nos três tópicos e apontarão caminhos para 2025, quando o grupo passará a ser presidido pela África do Sul. Além das discussões, haverá ainda reuniões bilaterais entre os ministros de educação dos países integrantes do G20.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Capacitação em TIC ministrada pela Uece e pelo Atlântico recebe inscrições a partir de 1º/11

 


Interessados podem se inscrever em duas trilhas de conhecimento: Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack

O Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” abre inscrições, a partir do dia 1º de novembro, para cursos que visam capacitar estudantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. As inscrições seguem até o dia 1º de dezembro. As qualificações são totalmente gratuitas e remotas.

Os interessados podem se inscrever em duas trilhas de conhecimento: Ciência de Dados, ofertada pela Uece, e Desenvolvimento Full Stack, ofertada pelo Atlântico. No total, serão disponibilizadas 2200 vagas, sendo 1600 para Ciência de Dados e 600 para Desenvolvimento Full Stack.

Acesse aqui o edital

Inscreva-se aqui

A divulgação preliminar dos candidatos selecionados está prevista para o próximo dia 4 de dezembro. Já a classificação final tem data de divulgação prevista para o dia 6 de dezembro. Os candidatos devem atentar ao período de matrículas, que ocorre entre os dias 9 e 22 de dezembro. A previsão de início das aulas é para janeiro de 2025.

Para o coordenador geral do Programa na Uece e coordenador da Agência de Inovação (Agin) da Uece, professor Jerffeson Teixeira, “o programa fortalece o papel da Uece na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, e a oferta de novas vagas representa uma excelente oportunidade para todos aqueles que desejam, de forma qualificada, ingressar no mercado da computação, em duas áreas de grande demanda: Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack”.

“Essa iniciativa será um marco importante na formação de milhares de jovens cearenses, preparando-os para as demandas do mercado de novas tecnologias. Nosso compromisso é oferecer uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado. É uma oportunidade única para capacitar nossos estudantes em áreas estratégicas como Desenvolvimento Full Stack, fundamentais para o futuro da inovação”, destaca o gerente de Portfólio Educacional do Instituto Atlântico, Carlos Pompeu.

Programa Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem

O Programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual, visando capacitar os participantes para o mercado de trabalho em novas tecnologias. A iniciativa conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ordem de R$ 34 milhões. O programa está sob a coordenação nacional da Softex e, no estado, é articulado pela Secitece, com a participação de diversos parceiros, incluindo a Uece e o Instituto Atlântico. No Ceará, as atividades do programa tiveram início em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios.

Participam desta etapa do programa, com a Secitece, as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC; Iracema Digital; Sebrae; FIEC/Senai; Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Uece

Abertas as inscrições para Exposição de Jogos que acontece na Feira do Conhecimento

 

A mostra fará parte do “Espaço Ceará Games”, com jogos analógicos e digitais

Os desenvolvedores de jogos da capital e do interior já podem se inscrever para participar da Exposição de Jogos do “Espaço Ceará Games”, ambiente que vai apresentar o que o estado tem produzido na indústria de jogos. A atividade integrará a programação da Feira do Conhecimento (FdC), sendo também uma oportunidade para troca de experiências e oportunidades na área.

Os interessados em participar da atividade podem conferir o edital aqui e se inscrever aqui. Também é possível acessar o termo de responsabilidade clicando aqui. O prazo de inscrições para a Exposição de Jogos do “Espaço Ceará Games” vai até o dia 8 de novembro.

A atividade é promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além da Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende Jogos) e International Game Developers Association – Capítulo Fortaleza (IGDA Fortaleza).

Requisitos

Serão selecionados até 10 (dez) jogos cearenses, sendo 08 (oito) eletrônicos e 02 (dois) analógicos. Os jogos digitais expostos serão exibidos em TVs e PCs, de modo que devem ter Build compatível para rodarem como executável, web ou por meio de emuladores. Já jogos analógicos disporão de espaço com mesas e cadeiras para serem exibidos e testados.

Os projetos deverão ser desenvolvidos integralmente por estúdios de jogos com sede no Ceará ou por equipes de desenvolvimento que possuam a maior parte de seus membros no estado. Podem ser exibidos jogos eletrônicos desenvolvidos para as plataformas PC, dispositivos móveis, consoles e web, desde que possam ser executados em PC, em formato .exe ou hospedados para acesso por meio de Browsers.

Poderão ser exibidos jogos analógicos, desde que apresentados com seus devidos artefatos impressos, cartas, tabuleiros, acessórios, entre outras possíveis necessidades específicas, assim como seu Manual de Jogo em PT-BR. É permitida a submissão de projetos em estágio de Protótipo Funcional, Vertical Slice, Alpha, Beta, Gold e Jogos Lançados, independente do período.

A seleção dos jogos para o “Espaço Ceará Games” contará com diversos critérios, dentre os quais qualidade técnica, qualidade gráfica, qualidade em design e acessibilidade do produto.

[+] sobre a Feira do Conhecimento

Evento que já faz parte do calendário cearense por promover a popularização da ciência, tecnologia, inovação e negócios, a Feira do Conhecimento (FdC) chega a sua oitava edição. Os três dias de evento contarão com programação diversa, incluindo palestras com nomes nacionais, exposições, campeonatos e atividades para todas as idades.

Entre as atrações, estão os Torneios de Robótica e E-Sports, os concursos Ceará Faz Ciência e Salão do Inventor, além da maior premiação para a Inovação no estado: o Ceará Awards. A FdC também abrigará as Arenas Metagames, Drone e Pocket Ciência. Os visitantes do evento terão a oportunidade de conferir Museus Científicos e Mostra de Tecnologias Sociais, participar das apresentações do Ciência Itinerante e assistir a sessões do Planetário.

A Feira do Conhecimento conta com patrocínio mega da Funcap e Senai, patrocínio top da Zeiss; e apoio institucional da Cagece, Iris, Uece, UVA, Urca, Nutec, Assespro, UCEG e Studio Games.

SERVIÇO:
Abertas as inscrições para Exposição de Jogos do “Espaço Ceará Games”, que acontece na FdC
Inscrições: até o dia 8/11
Acesse o edital aqui e o formulário de inscrição aqui
Data da exposição: dias 21, 22 e 23/11, dentro da programação da FdC, no Centro de Eventos do Ceará
Atividade gratuita
Realização: Governo do Ceará/Secitece

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Feira do Conhecimento: 8ª edição acontece de 21 a 23 de novembro

 Popularização da Ciência

Programação incluirá palestras com nomes nacionais, exposições, campeonatos e atividades para todas as idades

Evento que já faz parte do calendário cearense por promover a popularização da ciência, tecnologia, inovação e negócios, a Feira do Conhecimento (FdC) já tem data para acontecer. Em sua oitava edição, o evento será realizado dos dias 21 a 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará (pavilhão oeste).

Os três dias de evento contarão com programação diversa, incluindo palestras com nomes nacionais, exposições, campeonatos e atividades para todas as idades. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente no site www.feiradoconhecimento.com.br.

Entre as atrações, estão os Torneios de Robótica e E-Sports, os concursos Ceará Faz Ciência e Salão do Inventor, além da maior premiação para a Inovação no estado: o Ceará Awards.

A FdC também abrigará as Arenas Metagames, Drone, Ceará Jogos e Pocket Ciência. Os visitantes do evento terão a oportunidade de conferir Museus Científicos e Mostra de Tecnologias Sociais, participar das apresentações do Ciência Itinerante e assistir a sessões do Planetário.

A Feira do Conhecimento é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Serviço:
Feira do Conhecimento: 8ª edição acontece de 21 a 23 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará (pavilhão oeste)
Entrada gratuita
Realização: Governo do Ceará/Secitece
Fonte:  secitece