Seguidores

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Tubulação de barragem da transposição do Rio São Francisco rompe em Jati, na região do Cariri

 Escrito por , 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela barragem, afirma que não há riscos à infraestrutura e nem a regiões do entorno


Legenda: Tubulação da transposição do Rio São Francisco rompe em Jati, na região do Cariri
Foto: VC Repórter

Uma parte da tubulação da barragem localizada no município de Jati, na região do Cariri, rompeu na tarde desta sexta-feira (21). As águas fazem parte da obra de transposição do Rio São Francisco e vão para o Açude Atalho, em Brejo Santo.

De acordo com o Tenente Ailton Lima, do Corpo de Bombeiros Militares de Juazeiro de Norte, houve o rompimento de uma tubulação da água que sai da barragem. Uma equipe foi ao local para averiguar a situação e analisar a necessidade de remoção de famílias que moram nas proximidades.

O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, explicou o que aconteceu para ocasionar o vazamento. "Na ombreira direita tem uma tubulação que se incia em concreto e depois um bloco onde está a emenda da tubulação em concreto com a tubulação em aço. Então, parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação. Então, esse jato d'água é devido à pressão. E a única preocupação é porque o jato d'água está sendo lançado na ombreira e no maciço da barragem, e tem um pequeno processo erosivo que, aparentemente, não afeta a estrutura da barragem", explica o secretario.

O secretário afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já está tomando providências e trabalhando no fechamento da comporta para poder interromper o vazamento. 

Os serviços no local devem levar cerca de duas horas para serem concluídos. Os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará serão mantidos, afirma o MDR.

Legenda: Tubulação de barragem do Jati se rompe
Foto: VC Repórter

De acordo com o Ministério, responsável pela barragem, não há riscos à infraestrutura e nem a regiões do entorno, a partir de análise de engenheiros que estão no local. 

A Defesa Civil do município também já atestou que não há perigo para a integridade da população que vive  nas proximidades. Ainda conforme a MDR, o volume de água no vazamento atingiu a rede elétrica que atende o empreendimento e, por isso, foi preciso instalar um gerador para garantir o fechamento da comporta. 

A barragem em Jati foi inaugurada na última quinta-feira (20), com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário