Quando
estiver pronta, a plataforma digital funcionará como um sistema de
informações para reunir e difundir o que é realizado pelo Ceará em
CT&I.
O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação teve sua proposta final de criação apresentada na última segunda-feira (11), no auditório da Secitece. A plataforma digital deverá agregar dados das instituições estaduais de CT&I, formando um sistema de informações para proporcionar a ampla difusão do que é realizado pelo Ceará na área.
O encontro reuniu representantes da Secitece e de suas instituições vinculadas, que assistiram à apresentação do consultor Sérgio Bezerra, da empresa Ferraro Projetos e Investimentos, contratada para realizar o trabalho.
Segundo Sérgio, “o observatório será um arquivo permanente e atualizado, funcionando com a adoção de indicadores, num total inicial de 287, que facilitarão a busca pelas informações”. Os dados poderão ser compilados conforme as necessidades de quem pesquisar e exportados para diversos formatos digitais. Todos os detalhes sobre funcionamento e implementação foram mostrados na apresentação do consultor.
O secretário Inácio Arruda participou do evento e reforçou que a nova plataforma proporcionará a difusão do que é feito no Estado em CT&I e maior interação entre instituições de pesquisa, empresas e população.
"O Observatório abre uma janela para o mundo. O que tivermos de capacidade e de conhecimento estará registrado lá, para todo mundo ver. Ele é um instrumento importante para nosso trabalho, pois poderemos analisar e selecionar com precisão o que é do nosso interesse dentro dessa plataforma de informações", ressaltou Inácio, destacando que o Observatório dialoga com todas as outras ações em andamento para o setor, como o projeto Ceará 2050.
A proposta final do Observatório de CT&I será apresentada novamente na próxima quarta-feira (13), no Palácio da Abolição, durante a solenidade em homenagem aos destaques da Educação Superior em 2017, evento que reunirá as instituições de ensino que obtiveram as melhores notas no Enade e na Capes.
O Observatório de CT&I integra as ações do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR). Os recursos para a iniciativa são fruto do governo estadual, por meio de empréstimo concedido pelo Banco Mundial.
Fonte: Assessoria da Secitece
Nenhum comentário:
Postar um comentário