Estudo sobre o viajante latino-americano também
mostra que Facebook, WhatsApp e Instagram são as redes mais utilizadas
pelos brasileiros durante a experiência no destino
10:04
·
10.12.2017
por Marlyana Lima - Editora
Ninguém duvida que os brasileiros sejam apaixonados pelas redes sociais. Nós somos os principais usuários de redes sociais da América Latina, seguido por México e Argentina. Em 2016, mais de 93 milhões de brasileiros usaram as redes para ler notícias, conversar com amigos e trocar informações.
Estudo conduzido pela Amadeus - fornecedora líder de soluções de tecnologia avançada para a indústria mundial de viagens - traçou o perfil do viajante latino-americano e mostra que 48% dos brasileiros também usam as redes sociais para planejar suas viagens,
acima dos 43% que o fazem na América Latina. Entre os que as utilizam
durante todo o processo da viagem (pré, durante e pós), a preferência é
pelo Facebook, com 87% de adoção, seguido pelo Whatsapp, com 85%, e Instagram com 52%.
“Estes números são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o
turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e
comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens.
Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e
mercado para as agências de viagem trabalharem”, explica Paulo Rezende, Country Manager da Amadeus Brasil.
Viagem conectada
O smartphone é o principal meio utilizado pelos
viajantes brasileiros antes, durante e depois das viagens: 84% dos
respondentes usam o smartphone para auxiliá-lo durante a viagem, por
meio da consulta do clima, para escolha de atividades e restaurantes no
destino, para consultar o internet banking, etc. Dentre as funções
oferecidas pelos smartphones, o serviço de mensagem é o mais utilizado,
sendo aproveitado por 73% dos usuários. O uso de redes sociais também
conta como uma parcela significativa do tempo gasto nos celulares: 62%
dos viajantes utilizam o aparelho para compartilhar suas experiências
nas redes sociais.
Buscadores
O estudo também aponta que cerca de 70% dos brasileiros são considerados viajantes “Buscadores de Capital Social”. O termo, criado no estudo da "Futuras Tribos de Viajantes 2030: Além da Viagem Aérea",
classifica aqueles viajantes que consideram a viagem uma experiência
pessoal de alta qualidade e que buscam as mais diversas alternativas
para atender seus desejos. Além de usarem as mídias sociais para
pesquisas, esses viajantes também compartilham suas experiências com o
intuito de informar e de serem vistos no mundo online.
Todos esses novos perfis de viajantes, acompanhados de novas
tendências, hábitos e comportamento de compra, irão remodelar o sistema
global de viagens e trazer novos desafios para a indústria, que se
tornará cada vez mais complexa e interligada. Entender o que esses
clientes realmente querem é crucial para sustentar o sucesso do negócio a
longo prazo.
Fonte: diário do nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário