Seguidores

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Direito na Unifor é referência no País

O curso possui nota máxima pelo Ministério da Educação (5) e recebeu 4 estrelas do Guia do Estudante
O Escritório de Prática Jurídica (EPJ), do Curso de Direito da Unifor, oferece assistência judiciária de maneira gratuita a comunidade em geral, em convênio com a Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE) ( Foto: Thiago Gadelha )
01:00 · 06.09.2017
Oferecer formação de excelência e contribuir para a formação cidadã dos seus alunos. Esta é a missão do Curso de Direito da Unifor, que é referência no País, criado em 1976, sendo o primeiro do Estado do Ceará a ser ofertado por Instituição Particular de Ensino.
Entre os diferenciais do Curso, está a possibilidade de o aluno aliar teoria e prática, desfrutando de infraestrutura de excelência e corpo discente qualificado, em sua maioria mestres e doutores, e com ampla experiência de mercado. Para tanto, criou no ano 2000 o seu Escritório de Prática Jurídica (EPJ), que oferece assistência judiciária de maneira gratuita à comunidade em geral, em convênio com a Defensoria Pública do Estado.
Para se ter uma ideia, somente em 2016, o EPJ realizou 11.599 atendimentos gratuitos à população. Hoje, compõem a equipe do EPJ 44 professores alocados no Núcleo de Mediação e nos estágios obrigatórios intramuros, contando com 49 turmas de Estágio IV, totalizando 495 alunos, e 42 turmas de Estágio V, somando 507 alunos. Além disso, sete defensores públicos estaduais se revezam para dar suporte às atividades do EPJ.
O Escritório atua ainda auxiliando na resolução de conflitos extrajudiciais por meio do Núcleo de Mediação e Conciliação. O Núcleo atua de maneira inovadora, atento para a dimensão dos cursos de graduação, nos quais cada vez mais os alunos têm de estar capacitados para trabalhar de forma interdisciplinar, numa perspectiva de transformação social.
Função social
Neste sentido, exerce função pedagógica de forma completa, ao oportunizar que os discentes identifiquem quais as espécies de solução extrajudicial de disputas e também possam praticar a condução de cada um dos procedimentos sob a orientação do professor, proporcionando a participação em situações reais de vida e de trabalho. Por meio do Núcleo, o Curso de Direito da Unifor cumpre sua função social de promoção de acesso à Justiça, na medida em que possibilita à sociedade espaço de efetivação de direitos e inclusão social.
Como fruto desse trabalho, o Curso recebeu recentemente 4 estrelas, segundo a avaliação do Guia do Estudante 2017- Profissões Vestibular, o que lhe confere o status de "muito bom". Os critérios são baseados em entrevistas de profissionais e especialistas das diversas áreas.
A publicação da Editora Abril, de caráter nacional, é utilizada pelos estudantes como guia para escolha das melhores instituições de ensino do País. A avaliação é feita durante nove meses por profissionais do Guia do Estudante que contam com a ajuda de mais de 3 mil professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos dos cursos avaliados.
Além disso, o Curso de Direito da Unifor é nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação. A nota cinco é a maior pontuação que uma instituição de Ensino Superior pode receber na avaliação do MEC, e comprova oficialmente que os cursos atendem plenamente aos critérios de formação de profissionais para os campos do conhecimento, seja na dimensão institucional, de docência e de projeto pedagógico.
Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, avalia os resultados. "O Curso de Direito da Unifor teve o reconhecimento do Guia do Estudante como um curso muito bom, de excelência, conseguindo nota 4. O que se soma ao conceito máximo que recebemos do Ministério da Educação (MEC), com a nota 5", relata Katherinne.
"Nosso Curso vem passando por processo de atualização curricular para reiterar cada vez mais essa inserção do aluno precocemente no ambiente de prática acadêmica. Então, o Curso, que já conta com mais de 40 anos de existência, tem trabalho alicerçado nessa congregação de teoria e prática", salienta Katherine. Além disso, a maioria dos professores são mestres e doutores e os alunos têm todo um aparato pedagógico, estrutural e tecnológico para seguir na carreira do Direito.
Ela ressalta que o projeto pedagógico do curso estabelece direcionamento e ações que possibilitam ao aluno refletir sobre questões referentes à responsabilidade social e cidadania, bem como com acesso precoce ao laboratório de prática, que é albergado no EPJ, ele pode se capacitar desde o início com as demandas de ordem prática. "Isso permite que o aluno consiga vislumbrar facilmente as necessidades de mercado, de capacitação e estruturar uma pauta ética e de responsabilidade social em sua atuação profissional", complementa Katherinne Mihaliuc.
Cidadania Ativa
Além do trabalho oferecido à comunidade por meio do EPJ, o Curso de Direito da Unifor possui ainda o Programa Cidadania Ativa (PCA), ação de extensão que tem como objetivo realizar projetos voluntários de responsabilidade social e ambiental em comunidades, buscando, principalmente, a conscientização dos direitos e deveres do cidadão e a prática da cidadania. O PCA tem parceria com a Divisão de Responsabilidade Social da Unifor e participa também da Semana de Responsabilidade Social. No total, são 35 projetos cadastrados que funcionam periodicamente a partir da demanda de alunos e professores da Instituição.
Apesar de ser desenvolvido principalmente para os alunos de Direito, o programa é aberto a todos os estudantes dos cursos de graduação da Unifor a partir do primeiro semestre e realiza diversos projetos de promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania nas comunidades de Fortaleza. O trabalho é voltado a crianças, adolescentes e idosos, entre outros grupos, praticando ações por meio de diversas vertentes, como a literatura e também as artes cênicas.
Mais informações:
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h40. Aos sábados, das 7h30 às 11h10.
Agendamento pelo telefone
3477. 3317 ou no Campus da Unifor - Bloco Z.

Fonte; Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário