Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Chegou a hora de preparar sua startup para o futuro com o Hub Corredores Digitais! 🚀









Participe de uma jornada de aceleração empreendedora que busca estruturar startups, desenvolvendo negócios da ideia até o resultado.

Perfeita pra você que:

📝 - Quer tirar sua ideia do papel e transformar em uma startup viável.
📈 - Estruturar sua startup, validando o desenvolvimento inicial e desenvolvendo um bom MVP.
🤝 - Quer explorar o potencial do seu negócio como uma startup.
🔎 - Transformar sua pesquisa em um negócio viável

Tenha acesso GRATUITO a capacitações, mentorias, oportunidades de conexões, cesta de benefícios de parceiros perfeita para sua startup e muito mais!

Conte com um analista de negócio dedicado ao seu desenvolvimento e com o apoio estratégico de um dos 34 ambientes da Rede de Ambientes de Inovação do Ceará.

Não perca a oportunidade de dar a largada para o seu sucesso! Link na bio do instagram.

Corredores Digitais: Você no caminho da inovação 🛤️✨

#startup #inovacao #boracriar


terça-feira, 30 de julho de 2024

Mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional nos CVTs em todo o Estado

 Educação Profissional

30 de julho de 2024 - 14:42 # #

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional de Formação Inicial e Continuada (FIC), sãos cursos de curta duração, ofertados pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) em diversos municípios cearenses.

Ao todo, são cerca de 3.373 mil vagas disponíveis nas modalidades presencial e online, em 35 municípios do estado, com turmas iniciando a partir do dia 12 de agosto. As inscrições para os cursos presenciais são realizadas na sede dos CVTs responsáveis pelas turmas. Já para os cursos online, as inscrições são realizadas na plataforma Centec Academy.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) possuem carga horária que varia de 40 a 220 horas, com aulas teóricas e práticas, e são ideais para quem quer iniciar em uma profissão, se atualizar ou adquirir novos conhecimentos.

Há diversas áreas disponíveis para inscrição como: Costureiro Industrial do Vestuário Moda Íntima, Cuidador de Idoso, Barbeiro, Eletricidade Automotiva, Energia Solar Fotovoltaica, Inteligência Artificial, Manutenção Mecânica em Motocicleta, entre outras.

O público-alvo dos cursos são pessoas que moram no Ceará, tenham a partir de 16 anos, sem limite de idade, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam à escolaridade mínima e aos pré-requisitos exigidos por cada curso.

Presentes em 28 municípios, os CVTs são unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciadas por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações de educação profissional e tecnológica no estado.

Além das cidades onde os CVTs se encontram, diversos cursos FIC ofertados na lista são realizados em comunidades, municípios e distritos vizinhos, por meio de parcerias com prefeituras e entidades da sociedade civil.

 Fonte: secitece

Mais informações: (85) 3066-7013 / 7048

Novo Centro de Inovação vai impulsionar criatividade e empreendedorismo na Região Norte

 Inovação


Serão investidos cerca de R$ 4,6 milhões, frutos de parceria entre Secitece, Prefeitura de Sobral e Finep

A Secitece assinou com a Prefeitura de Sobral o contrato para execução do projeto que garantirá o funcionamento do Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral. O empreendimento, com inauguração prevista para dezembro, vai fortalecer o ecossistema de inovação criativo e estimular a criação de novos negócios na Região Norte do estado. A assinatura aconteceu no último dia 6 de junho, no gabinete da secretária Sandra Monteiro.

A iniciativa conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE) e da Secitece. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 4,6 milhões.

Quando for inaugurado, o Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral beneficiará diretamente empreendedores dos mais diversos estágios de desenvolvimento, desde os que idealizam negócios até os que querem expandir sua atuação no mercado.
Além disso, o Centro de Inovação funcionará como polo de conexão. A ideia é criar uma rede envolvendo empresas líderes, de base tecnológica, nascentes e incubadoras, além de instituições âncoras, institutos de ciência e tecnologia e universidades, sempre com foco no fortalecimento do empreendedorismo inovador.

Participaram da assinatura do contrato, pela Secitece: a secretária Sandra Monteiro; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão; e as servidoras da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia Marilia Bezerra, Lourdes Oliveira e Danielle Alcoforado. Pela Prefeitura de Sobral, esteve presente o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Bruno Gomes.

FONTE: SECTECE

segunda-feira, 29 de julho de 2024

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 16/08

 


Oi, !  

Anunciamos o lançamento do edital para as jornadas  de aceleração Bora Criar e Bora Crescer do Hub Corredores Digitais. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online, pelo formulário disponível no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE). 

O prazo para inscrições encerra às 23h59 do dia 16 de agosto de 2024. Estão aptos para participar empreendedores com atuação no Ceará com negócios em fase de ideação ou desenvolvimento. O hub Corredores Digitais é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará que apoia, em média, de 260 startups por ano.  
 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Tire a sua startup do papel com a jornada Bora Criar 

A jornada Bora Criar é recomendada para empreendedores que possuem um projeto ou ideia inovadora em estágio inicial. A trilha acompanha os empreendedores até a criação de um Produto Mínimo Viável (MVP).  

O futuro é agora! Acelere sua startup com a jornada Bora Crescer  

A jornada Bora Crescer é ideal para negócios já estruturados e que buscam alcançar um novo nível de operação. A trilha aproxima o cliente do produto e estuda cenários favoráveis no mercado.  
 

CONFIRA O EDITAL COMPLETO

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais: Instagram | LinkedIn
Inscreva-se também em nosso canal no Youtube 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Inovação. Governo do Ceará irá selecionar até 200 startups para nova edição do programa Corredores Digitais

 


A iniciativa, realizada pela Secitece, está com inscrições abertas até 16 de agosto.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), está com inscrições abertas para o edital 2024.2 do Programa Corredores Digitais. A iniciativa selecionará até 200 startups de empreendedorismo inovador para a aceleração de seus negócios por meio das Jornadas Bora Criar e Bora Crescer. As inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto pelo site www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais.

Poderão participar startups com projetos em estágio inicial e em estágio de préoperação e/ou operação que utilizem as tecnologias digitais para possibilitar o aumento da produtividade, da competitividade e dos níveis de renda e emprego em áreas estratégicas do Estado, como Agronegócio; Comércio; Construção Civil; Educação; Energias Renováveis; Indústria da Madeira; Infraestrutura e Logística; Metalmecânica; Mineração; Saúde; Tecnologia da Informação e Comunicação e Turismo.

“O programa Corredores Digitais trabalha com jornadas que atendam os diferentes graus de maturidade das startups. Queremos possibilitar que estas novas empresas possam operar de maneira sólida e eficiente, com foco no crescimento do negócio. As startups selecionadas estarão conosco, realizando diversas atividades para o fortalecimento e o crescimento no mercado”, explica a Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro.

Qualificação e benefícios

Voltada para pessoas que possuem uma ideia, mas ainda não sabem como transformá-la em um negócio viável, a Jornada Bora Criar irá oferecer qualificação, mentoria com especialistas de diversas áreas, benefícios com parceiros, apoio técnico e de infraestrutura dos Ambientes de Inovação e networking para incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do Ceará. Serão selecionadas até 180 startups, formadas por equipes de 2 a 5 integrantes, com idade a partir de 16 anos.

A Jornada Bora Crescer é direcionada a empreendedores com idade superior a 18 anos que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP) pronto para lançamento ou um produto/serviço já em operação com os primeiros clientes. As 20 startups selecionadas receberão suporte para impulsionar seus negócios, aprimorando a estrutura de marketing e vendas e escalando suas operações, aproximando seu produto da clientela e de um posicionamento favorável no mercado.

O resultado final da seleção será publicado no site da Secitece dia 29 de agosto de 2024. As atividades da Jornada Bora Criar iniciarão no dia 4 de setembro e da Bora Crescer, no dia 5 de setembro.

Sobre o Corredores Digitais

O Corredores Digitais é um Hub de Inovação do Governo do Ceará, realizado pela Secitece, e que promove o desenvolvimento de negócios do começo à geração de seus resultados. Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo prático de qualidade e atualizado, além de possibilitar conexões. Oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking.

Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o programa também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado.

Serviço:

Abertas as inscrições para o edital 2024.2 do Programa Corredores Digitais – Jornadas “Bora Criar” e “Bora Crescer”
Período: até o dia 16 de agosto, pelo site www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais
Realização: Governo do Ceará/Secitece
Mais informações: 85 981274853

Secitece marca presença na retomada da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Evento acontece de 30/07 a 1/08 em Brasília com presença do presidente Lula

A Secitece participará da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que ocorrerá entre os dias 30 de julho e 1º de agosto em Brasília, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento, que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marca também o lançamento do primeiro plano nacional sobre inteligência artificial (IA), um dos principais tópicos de discussão, reunindo representantes do governo, sociedade civil e instituições científicas para debater novas políticas relacionadas à IA.

A comitiva cearense será capitaneada pela titular da Secitece, Sandra Monteiro e contará com a participação da secretária executiva de PGI, Adeline Lobão, da coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Sarah Monteiro e do coordenador da Educação Superior BC Neto participarão ativamente dos debates e discussões durante o evento.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o secretário-geral da conferência, Sérgio Rezende, liderarão as discussões sobre a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será implementada até 2030.

Ao todo, a conferência contará com mais de 50 sessões de debates e sete plenárias, distribuídas em nove agendas simultâneas diárias no Centro de Convenções Brasil 21. O evento, que já teve todas as suas vagas presenciais esgotadas, espera receber até 1.800 participantes por dia, refletindo a grande expectativa e interesse gerados pelo retorno da conferência, 14 anos após a última edição.

Além da IA, outros temas de destaque incluem mudanças climáticas, transição energética, tecnologias assistivas, financiamento da ciência e políticas de apoio à inovação nas empresas. A diversidade de assuntos e a participação de mais de 320 palestrantes de diferentes áreas e regiões do país prometem enriquecer as discussões, trazendo uma multiplicidade de visões, experiências e proposições.

Entre os participantes, destacam-se os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), que contribuirão com suas perspectivas em diversas mesas de debate.

A CNCTI promete ser um marco na definição das diretrizes futuras para o setor no Brasil. “A presença da Secitece reafirma o compromisso do Ceará com o avanço da ciência, tecnologia e inovação. Teremos a oportunidade de compartilhar as iniciativas cearenses, trocar conhecimentos e discutir políticas públicas que possam ser implementadas para fortalecer o ecossistema de inovação no estado”, afirma Sandra Monteiro.

Conferências preparatórias

Desde março, o Ceará se prepara para participar de forma ativa na Conferência Nacional. A Conferência Estadual do Ceará contou com quatro etapas regionais, com participação de mais de 3 mil pessoas e 361 ações propostas.

O documento com a contribuição cearense para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação foi apresentado durante a Conferência Regional Nordeste, realizada em maio, em Recife. Na Regional, a delegação cearense foi formada por servidores da Secitece, reitores das universidades públicas estaduais, estudantes, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada.

Os nove estados do Nordeste (Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia) participaram ativamente de diversos debates sobre programas e planos para a formatação de uma nova Estratégia Nacional de CT&I. Ao final do evento, uma grande plenária reuniu as representações nordestinas em torno de assuntos urgentes para o País. O documento será apresentado na Conferência Nacional, dia 30/07, às 16h15, na mesa “Reuniões regionais: como integrar um Brasil de oportunidades e desafios”.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Ceará inicia capacitação de 7.400 jovens em tecnologia

 

19 DE JULHO DE 2024 - 17:21 # # # #

Capacita Brasil/C-Jovem abriu 4.600 vagas no primeiro ciclo, em julho, e as demais serão ofertadas em 2025

Para Kamile Ferreira, de 15 anos, a tecnologia é indispensável para o conhecimento e a qualificação profissional. Kamile é aluna do Programa Capacita Brasil/C-Jovem (Residência em TIC 20), uma parceria entre Governo Federal, Estado do Ceará e instituições parceiras. A aula magna do programa foi realizada nesta sexta-feira (19), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com participação do governador Elmano de Freitas, de estudantes, autoridades e transmissão ao vivo.

“Quanto mais informação e conhecimento a gente tiver em tecnologia, melhor vai ser a nossa evolução e o nosso aprendizado. Vamos conseguir nos adaptar às mudanças e nos inserir de uma forma mais ampla na sociedade”, acredita Kamile Ferreira. A estudante cursa a 1ª série na Escola de Ensino Médio Júlia Alves Pessoa, no bairro Siqueira, em Fortaleza. Ela também está no curso Programação iOS do Capacita Brasil/C-Jovem.

A aula magna teve a palestra de Éder Furtado, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell em Fortaleza (LEAD). Também estiveram presentes a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; o presidente da Softex, Ruben Delgado; entre outras autoridades e parceiros.

Mais oportunidades

O programa Capacita Brasil/C-Jovem é fruto de parceria entre governos federal e estadual, por meio do MCTI e da Secitece, respectivamente. O objetivo é formar os cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias, sendo capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no Brasil.

A iniciativa conta com investimento de R$ 34 milhões, captados por meio da Lei Federal da Informática. Neste primeiro ciclo, foram ofertadas 4.600 vagas na primeira fase, em julho, e as demais serão ofertadas em 2025, totalizando 7.400.

Para o governador, a iniciativa contribui na inclusão da juventude que pode impactar positivamente suas comunidades e impulsionar a inovação no Ceará. “Nós acreditamos que isso é um vetor fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural do nosso povo. As oportunidades vão surgir para nossos jovens, e eles estarão preparados para eles”, afirmou.

Elmano de Freitas elencou outros investimentos que dialogam com esse objetivo. “Nós abrimos 18.400 vagas de ensino superior a distância, com no mínimo 30% de atividades presenciais. Lançamos um programa para a formação com 12.500 vagas na área de energia renovável. Também estamos garantindo a vinda para o Ceará do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA”, citou.

O Capacita Brasil/C-Jovem é voltado aos estudantes do ensino médio (regular, integral e profissionalizante), técnico subsequente, recém-formados no ensino médio (há até três anos) e do ensino superior.

Os cursos ofertados são: Infraestrutura de Redes 5G, Programação iOS e Computação em Nuvem, ministrados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE); Trilha de Ciência de Dados e Trilha de Full Stack, ministrados pela Universidade Estadual do Ceará e pelo Instituto Atlântico.

As atividades ocorrerão de forma virtual, 10h/semana, durante um ano, totalizando 480h. No último trimestre, os estudantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de uma imersão nas empresas parceiras durante três meses, com bolsas no valor de R$ 200.

Interiorização

A distribuição das vagas buscou priorizar a interiorização. Dos 184 municípios do Ceará, a formação tem alunos inscritos em 144, cobrindo 78,3% do estado, considerando apenas as vagas da Uece.

Morador de Caucaia, Nicolas Carvalho, 18, concluiu o Ensino Médio na rede pública em 2023. Participante do programa, ele projeta atuar na área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. “Tem cada vez mais a necessidade de desenvolver soluções para problemas reais. Eu vou poder desenvolver soluções para esses problemas utilizando esse mecanismo”, disse Nicolas.

Parceria

A secretária Sandra Monteiro pontuou a importância da ação ser executada em rede. “Isso não seria possível sem os nossos parceiros, que em esforço conjunto têm avançado na formação de TIC, integrando políticas públicas de ciência e tecnologia alinhadas ao Governo Federal”, frisou a titular da Secitece.

São parceiros da iniciativa: Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Iracema Digital, Sebrae, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e Instituto Atlântico.

No Brasil, o Ceará é o segundo maior captador de recursos junto ao MCTI na área de tecnologia. “Nós queremos reter no Ceará o talento do povo cearense. Fazer do estado um grande centro tecnológico avançado. Esse programa também é uma busca ativa para dar mais oportunidades a quem já está fora da escola”, ressaltou Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.

Projeto C-Jovem

A parceria com o Programa Capacita Brasil (Programa de Residência em TIC) fortalece o Projeto C-Jovem, lançado pelo Governo do Ceará em 2022. Na fase 1, foram atendidos 16.352 alunos até o momento, sendo 2.520 estudantes nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 13.832 nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), resultando em mais de 16.300 jovens formados. A meta é capacitar 100 mil em cinco anos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Casa Civil