Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Nacional do Itatiaia (RJ) são foco de ação para incentivar atividade turística nas unidades de conservação natural do país
Por Geraldo Gurgel
Cenas do vídeo do Parque Nacional do Itatiaia, com as blogueiras de viagem Lívia Lopes e Vivian Telles. Fotos: Reprodução/MTur
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, fará nesta quinta-feira (21), às 19h, uma live
de lançamento da campanha “Turistando nos Parques”, com a presença de
influenciadoras digitais especializadas em turismo. O grupo apresentará
aos internautas os vídeos promocionais de incentivo à visitação
turística nos parques nacionais do Brasil – os dois primeiros episódios
exibem as belezas naturais, atrativos e serviços nos parques nacionais
do Itatiaia (RJ) e da Chapada dos Veadeiros (GO).
No encontro com as blogueiras Lívia
Lopes (@liviajando), de Brasília, e Vivian Telles (@vivianctelles), do
Rio de Janeiro, o ministro vai debater sobre a importância da
estruturação dos atrativos naturais para os mercados doméstico e
internacional, além de ouvir os detalhes das experiências vividas pelas digital influencers
no Parque Nacional do Itatiaia. A brasiliense Lívia Lopes visitou o
Itatiaia (RJ) acompanhada pela colega carioca, Vivian Telles, e, juntas,
transmitiram o passeio turístico feito dentro do parque pelos perfis do
Instagram. “Quanto mais se conhece, mais se deseja preservar, e a
visitação turística é uma das melhoras formas de conhecimento”, diz
Lívia Lopes.
“Os turistas estão buscando cada vez
mais experiências únicas em harmonia com a natureza. Além de ajudar a
preservar o patrimônio natural, a atividade turística cria postos de
trabalho e movimenta a economia no entorno dos parques. Essa é a vocação
do turismo: emprego, renda e preservação”, disse o ministro. Os números
do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio)
indicam que, no ano passado, as unidades de conservação nacionais
receberam 12,4 milhões de visitantes, contra 10,7 milhões no ano
anterior. O aumento, em apenas um ano, foi de 1,7 milhões de visitantes.
Localizado em área que compreende os
estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o parque nacional do Itatiaia é
internacionalmente conhecido pelo pico das Agulhas Negras, entre outros
atrativos turísticos naturais e de montanhismo. A unidade de
conservação é acessada, atualmente, pela cidade de Itatiaia/RJ (parte
baixa) e pelo município de Itamonte/MG (parte alta). Um terceiro acesso
deverá ser aberto em Mauá (RJ). Os dois lados são interligados por
trilhas que dão acesso a atrativos como mirantes e cachoeiras. Cerca de
R$ 17 milhões serão aplicados no parque por meio de contrato de
concessão de serviços de apoio ao turista, com o objetivo de melhorar a
recepção dos visitantes.
EPISÓDIO NA CHAPADA DOS VEADEIROS –
No segundo vídeo promocional da campanha do Ministério do Turismo, a
paulista Luísa Guanabara (@dicasdeviagem) foi recebida no Parque
Nacional da Chapada dos Veadeiros por Tatiana Martins (@viajoporisso),
de Brasília. As duas interagiram conhecendo as trilhas, cânions e
cachoeiras da unidade de conservação do Cerrado, que é reconhecida pela
Unesco como Patrimônio Natural Mundial. O parque também teve os serviços
de apoio ao visitante concedidos à iniciativa privada e deve receber
investimentos de R$ 14 milhões para melhoria da infraestrutura.
Edição: Vanessa Sampaio
Fonte: MTur
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