Vencedor da seleção, aberta a todos os países, terá acompanhamento do Centro Culinário Basco, parceiro da Organização Mundial do Turismo na iniciativa
Gastronomia brasileira é aprovada por 95% dos estrangeiros que visitam o país. Foto: Vitor Jubini/Banco de Imagens MTur Destinos
Termina no próximo dia 5 de março o
prazo para inscrever-se no 1º Concurso de Startups de Turismo
Gastronômico da Organização Mundial do Turismo (OMT), promovido
conjuntamente com o Centro Culinário Basco (CCB), da Espanha. A seleção,
aberta a empresas e pessoas físicas de todos os países por meio do link www.gastronomytourismventures.org,
busca reconhecer empreendedores responsáveis por ideias inovadoras e
com potencial de integrar as duas áreas, de forma a estimular a
realização de viagens. Os cinco finalistas serão conhecidos em 1º de
abril e o anúncio do vencedor ocorrerá durante o 5º Fórum Mundial de
Turismo Gastronômico, de 2 a 3 de maio, na cidade espanhola de San
Sebastián.
Os projetos devem focar tecnologias
voltadas à superação de desafios no setor e estar ligados aos Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, como a redução
de desigualdades. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio,
incentiva a inscrição de brasileiros. “Dados do MTur mostram que 95% dos
estrangeiros que vêm ao país elogiam a nossa gastronomia. A
participação de brasileiros certamente vai incentivar a inovação nesta
área, além de reforçar o apelo da nossa culinária para a atração de
visitantes”, justifica.
Os participantes precisam expor modelos
de trabalho relacionados à sustentabilidade e ao envolvimento da cadeia
produtiva local, além de agregar valor ao patrimônio cultural da região
onde atuam. O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, ressalta
que a gastronomia contribui para a geração de emprego e renda por meio
do turismo. “O turismo é uma enorme fonte de emprego e seu efeito
multiplicador tem repercussões em outros setores, como a gastronomia e
sua enorme cadeia de valor”, argumenta.
O primeiro colocado vai conquistar um
selo internacional e receberá acompanhamento do CCB da Espanha. A
instituição acadêmica, filiada à OMT, possui um Conselho formado por 11
dos principais chefs do mundo e tem como objetivo o ensino superior, a
pesquisa e a promoção da gastronomia como alavanca de desenvolvimento.
RECONHECIMENTO NACIONAL
- Um projeto de Minas Gerais que trabalha a associação entre
gastronomia e viagens foi um dos vencedores do 1º Prêmio Nacional do
Turismo, organizado em 2018 pelo MTur e o Conselho Nacional de Turismo. A
Rota do Queijo Terroir Vertentes, que trabalha o desenvolvimento dos 23
municípios integrantes do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e
Terroir Vertentes, levou o segundo lugar na categoria Turismo de Base
Comunitária e Produção Associada ao Turismo.
A iniciativa premiada estimula a oferta
de roteiros gastronômicos envolvendo pequenos produtores de queijo minas
artesanal, de queijos finos e de queijo Reino, além de fomentar e
valorizar a fabricação dos produtos em cidades do circuito. O Prêmio
Nacional do Turismo busca identificar, reconhecer e destacar projetos e
casos de sucesso do setor e profissionais que tenham inovado ou atuado
de forma proativa pela expansão do segmento no país.
Edição: Vanessa Sampaio
Fonte: MTur
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