Seguidores

quinta-feira, 29 de março de 2018

Roteiro integrado movimenta o turismo no CE e RN

A rota contempla 13 cidades e 45 praias que se estendem por 240 km, integrando a Costa do Sol Nascente (CE) e a Costa Branca (RN). O trajeto pode ser feito de ônibus, carro ou bike

00:00 · 29.03.2018
A Rota tem as Falésias e praias paradisíacas como principais atrações naturais
Canoa Quebrada, em Aracati, é considerada o principal destino de todo o roteiro. Famosa internacionalmente, a praia oferece atividades para todos os perfis de turistas ( Foto: KLEBER A. GONÇALVES )
Um dos trechos mais bonitos do litoral nordestino oferece muito mais do que praias de águas calmas e mornas, com sol presente durante quase o ano inteiro. Na Rota das Falésias há morros de areias coloridas, pirâmides de sal, águas termais, fontes de água doce brotando de paredões, rica gastronomia e uma infraestrutura pronta para receber visitantes nacionais e internacionais.
A Rota que, em 2015, compreendia 215 quilômetros e oito cidades do litoral cearense - Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí -, foi estendida e passou a incluir mais cinco municípios potiguares: Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró (cidade polo).
Com duas portas de entrada, Ceará e Rio Grande do Norte, a Rota vem se fortalecendo. É o que explica Lucieuda Bezerra da Silva, gestora do projeto de Turismo do Sebrae-CE que atende às empresas do roteiro no Estado do Ceará.
"O comitê gestor da Rota, formado por entidades de classe e segmentos de esportes radicais, vêm empreendendo ações para tornar esses destinos cada vez mais atrativos e qualificados", explica. "O Sebrae soma a esse trabalho a capacitação dos pequenos negócios, o desenvolvimento de material de apoio à divulgação, além de apoiar ações efetivas como festivais".
Lucieuda Bezerra lembra ainda que, por ser extensa, a Rota atende a diferentes perfis de visitantes. "Há opções para quem busca o turismo cultural, gastronômico, de diversão e aventura, de sol e praia e de água termais", enumera.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, a praia de Ponta do Mel, em Areia Branca, é um dos atrativos no roteiro integrado. Além dos paredões avermelhados, as Dunas do Rosado cobrem a região da Costa Branca até Porto do Mangue, na foz do rio Açu com suas impressionantes pirâmides de sal.
Entre o Rio Mossoró e a divisa com o Ceará estão as cidades de Grossos, Tibau e Mossoró com suas praias paradisíacas. A cidade polo do roteiro, do lado potiguar, ainda é rica em atrativos históricos e culturais, como os festejos juninos, além da cozinha típica sertaneja.
r
Morro Branco, em Beberibe, chama atenção pelo Monumento Natural das Falésias, uma unidade de conservação de proteção ambiental. Em meio aos paredões de areias coloridas, os visitantes podem conferir centenas de fontes de água doce

Rota no Ceará
Pelo lado cearense, o roteiro é composto por oito cidades e 215 km ao longo do Litoral Leste, ou Costa do Sol Nascente, com falésias coloridas, dunas de areias brancas e praias a perder de vista com suas águas mornas de cor esverdeada. Os coqueirais emolduram o cenário paradisíaco, irresistível e sedutor para quem visita o trecho que vai de Aquiraz a Icapuí.
O roteiro inclui atrativos cearenses já famosos como as praias de Porto das Dunas, Águas Belas, do Presídio, Morro Branco com seu labirinto de falésias (Monumento Natural), Praia das Fontes, Uruaú, Canoa Quebrada, Majorlândia, Redonda, Quixaba, Tremembé e Ponta Grossa, entre outras.
Desde a adesão dos cinco municípios potiguares, em novembro de 2016, o roteiro de 13 cidades se estende por 240 km e 45 praias. Para o visitante, a integração aumentou as possibilidades de lazer e diversão com mais estrutura e oferta de serviços turísticos, inclusive de eventos e negócios, além de ecologia, história e atividades esportivas.
Ao todo, já são mais de 600 empreendimentos turísticos nesse trecho da costa entre os dois estados e uma oferta superior a 12 mil leitos de hotéis e pousadas. Já os bares, restaurantes e barracas de praia comportam cerca de 40 mil clientes. Canoa Quebrada é o principal destino de todo o roteiro. A rota pode ser explorada integralmente ou por parte. A viagem completa dura até dez dias.
A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, desenvolvido em parceria com o Sebrae do Ceará e do Rio Grande do Norte.
roda
Região da Costa Branca, no Rio Grande do Norte, é famosa pela valorização da cultura nordestina, além de belas praias.

Fonte: diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário