Intervenções previstas foram apresentadas pela Fraport. Obras devem ser iniciadas em fevereiro de 2018
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02.11.2017
por Hugo Renan do Nascimento - Repórter
As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em
Fortaleza, pela Fraport Brasil, devem aumentar a área do terminal de
passageiros (TPS) para mais de 61 mil metros quadrados (m²). Segundo a
concessionária, serão acrescidos 26 mil m² aos já existentes 35,6 mil m²
do TPS em pouco mais de dois anos de intervenções. A expansão da área
será de 72,9%. As obras devem começar em fevereiro de 2018.
Segundo a Fraport, serão adicionadas sete pontes de embarque,
totalizando 12 pontes, cujo serviço deve atender a aeronaves de grande
porte, conforme afirmou a CEO da companhia no Brasil, Andreea Pal,
durante apresentação do projeto no dia 23 de outubro, no Palácio do
Governo, em Fortaleza. "A parte mais empolgante é a ampliação do novo
terminal. Esse é um plano preliminar da arquitetura do novo prédio.
Serão mais sete pontes de embarque para o estacionamento de aeronaves
mais largas. O plano é construir tudo de uma vez só", explicou ela.
A estrutura do novo terminal deverá comportar um incremento
significativo no número de passageiros, que ao final da concessão,
chegará a 20 milhões de pessoas, segundo estimativas.
As obras de ampliação do Aeroporto, durante estes 26 meses,
necessitarão de investimento de pelo menos R$ 600 milhões, de acordo com
Andreea. Até o fim da concessão, período máximo de 35 anos (30 anos
mais cinco de prorrogação), a Fraport planeja aportar mais de R$ 2
bilhões, acima do previsto no contrato assinado com o governo.
"Estamos fazendo mais do que o exigido. Nós vamos ficar aqui 35 anos e
em 35 anos devemos investir mais de R$ 2 bilhões, com certeza", reforçou
a executiva.
Pista
De acordo com a Fraport, a pista do Aeroporto de Fortaleza deverá ser
estendida em pelo menos 210 metros, totalizando após as obras, 2.755
metros. Além da pista principal, Andreea afirmou que vai expandir a área
de escape e as taxiways. Segundo ela, as obras estão divididas em
intervenções obrigatórias, conforme o contrato de concessão, e as obras
ditas necessárias.
Segundo a executiva, entre as obras obrigatórias estão o aumento da
pista e da área de escape, novas posições de aeronaves, ampliação da
pista de rolamento e nivelamento de faixas e remoção de obstáculos.
Já entre as intervenções consideradas necessárias pela Fraport estão a
criação de novos portões de acesso, renovação de cercas, novos limites
entre as áreas internas e externas do terreno do Aeroporto, reforma de
pistas de rolamento e das vias de serviço e extensão do pátio de
manobras de aeronaves. "Os aviões maiores precisam de mais espaço. Essas
obras vão demorar no máximo dois anos. Depois, dependendo do tráfego
aéreo a gente vai ver se vai necessitar de taxiways menores, que são as
saídas mais rápidas para livrar a pista com mais agilidade", disse a
CEO. Além disso, segundo informou Andreea, haverá necessidade de
modificar as vias de acesso ao terminal para o novo prédio, que será
ampliado.
Melhorias no terminal
Com as obras no Pinto Martins, a Fraport Brasil também prevê diversas
melhorias na estrutura existente, como reformas de banheiros e
fraldários, sinalização de terminais, Wi-Fi gratuito de alta velocidade,
iluminação externa para acessos de rodovias, estacionamentos, terminais
de passageiros e cargas, além de outras áreas, melhorias no ar
condicionado, escadas rolantes, esteiras, elevadores e correias
transportadoras de bagagem e manutenção geral de superfícies em áreas
para passageiros.
Em relação aos demais serviços, na condição de terceirizados, Andreea
Pal disse que todos os contratos estão sendo reavaliados e que em breve
anunciará qualquer mudança.
"Para ser honesta, é um Aeroporto muito bom. É bastante espaçoso e nós
temos que colocar mais luz nos ambientes. É um aeroporto calmo que
necessita de melhorias em alguns pontos", disse ela sobre as primeiras
impressões que teve do Aeroporto.
Fonte: Diário do Nordeste
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