Secretária Sandra Monteiro recebeu o reconhecimento do programa “Alcance”, da Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa Alcance, destacou a presença feminina nos mais variados campos da ciência, em evento realizado no último sábado (10). Entre as atividades, houve a entrega da Comenda “Mulheres com Ciência”, que reconheceu mulheres que contribuem para as diversas áreas do conhecimento.
Foram agraciadas a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão; a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro; a ativista Maria da Penha; e a juíza titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Caucaia, Deborah Cavalcante.
Ao receber a comenda, a secretária Sandra Monteiro destacou a importância de combater os preconceitos de gênero associados ao racismo. A titular da Secitece também reforçou que a chegada de mulheres a espaços de decisão é apenas um dos passos necessários para a equidade.
“Nós temos que chegar, permanecer, servir de exemplo e estimular que mais meninas e mulheres consigam chegar. A educação e a ciência são um caminho. A educação transforma porque ela dá oportunidade de escolha. Eu quero deixar esse exemplo, porque a minha vida foi uma construção, mas essa construção foi baseada na ciência”, pontuou Sandra.
Concurso de redação
Durante o evento de sábado, também houve a entrega de certificados do concurso de redação sobre equidade no meio científico, com tema “Mulheres na Ciência: a importância do incentivo à equidade de gênero”. Três alunas foram agraciadas: a vencedora, Maria Cibele Rocha Pereira, recebeu um laptop; e a segunda, Lara Raiza Gomes Silva, e terceira colocadas, Sarah Paulino dos Anjos, foram premiadas com tablets.
A coordenadora do Programa Alcance, deputada Jô Farias, parabenizou as vencedoras do concurso e ressaltou que “quando você empodera uma mulher, uma menina, você empodera uma família e transforma uma sociedade. A gente precisa saber que cada uma de nós, mulheres, temos um papel muito importante de levantar todo dia e saber que a gente precisa lutar”.
O Programa Alcance é uma ação da Assembleia Legislativa voltada para a preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares e para a qualificação profissional. Em 2023, a plataforma do programa chegou ao marco de mais de 21 mil usuários do Ceará e de outros estados. Além disso, conta com mais de quatro mil aprovações de alunos nas universidades públicas e em outras instituições de ensino superior.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Alece
Nenhum comentário:
Postar um comentário