No evento, houve a assinatura do termo de cessão do terreno para implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia no ITA Ceará
A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, prestigiou, nesta segunda-feira (12), a abertura do Fiec Summit 2024, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Durante o evento, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, foi ratificada a implantação de um Instituto de Ciência e Tecnologia no campus do ITA Ceará, a partir da assinatura de termo de cessão entre Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Governo Federal, com participação do Governo Estadual.
A implantação do núcleo tecnológico permitirá o desenvolvimento de ações inovadoras e a formação de profissionais voltados para o mercado de energias renováveis e do âmbito econômico sustentável, integrando o ITA às atividades industriais no Ceará. O núcleo, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), possui potencial para se tornar um parque tecnológico no futuro.
Na oportunidade, Elmano de Freitas destacou a importância de ter no estado o ITA, além de turmas voltadas para a transição energética e outras prioridades do Ceará. “Temos muito orgulho de ter aqui o ITA. É importante dizer que teremos aqui turmas voltadas para a engenharia de energias e engenharia em sistemas, algo absolutamente coerente com a prioridade estratégica de desenvolvimento do nosso estado, para energias renováveis e comunicações”, disse.
Programação
O Fiec Summit é considerado o maior evento nacional sobre a cadeia de hidrogênio verde (H2V), sendo um marco na discussão sobre transição energética. O evento segue até esta terça-feira (13) e é realizado pela Fiec, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Durante a programação, a secretária Sandra Monteiro visitou o estande do H-TEC. O projeto do Governo do Ceará é coordenado pela Secitece e tem como objetivo fortalecer e qualificar profissionais na área de energias renováveis. A iniciativa envolve diversas instituições, a exemplo da Funcap, vinculada à Secitece, e o Instituto Centec.
Ainda pela Secitece, representando a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (Cocit), o professor Marney Ferreira também participa da programação do evento, que inclui palestras, encontros de negócios e exposições de trabalhos acadêmicos. A ideia é fomentar discussões e impulsionar negócios inovadores, promovendo o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade do estado.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário