Seguidores

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Secitece articula melhorias no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira

 

11 DE AGOSTO DE 2023 - 11:08

Pioneira na perspectiva multi-institucional em todo o país, a unidade tem ajudado a consolidar a interiorização do ensino superior no Centro-Sul do Estado

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, recebeu, na última quarta-feira (9/8), uma comitiva de gestores educacionais do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, que abriga as unidades da Universidade Regional do Cariri (Urca), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT/ Iguatu), na região Centro-sul do estado. O encontro realizado no gabinete da Secitece, em Fortaleza, teve como objetivo propor melhorias na infraestrutura, bem como otimizar o funcionamento do complexo educacional, como forma de acolher melhor os estudantes, os servidores docentes e técnicos que convivem no Campus.

Participaram da reunião o diretor-Geral da Urca/Campus Iguatu, professor Ivo Ferreira; o pró-reitor adjunto de Planejamento e Avaliação da Urca, professor Felipe Alves; Suyanne Gisele, pedagoga da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (DETI) do Centec; o diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras da Uece de Iguatu, Fernando Roberto; o chefe de Gabinete da Uece, Altemar Ferreira; e a gerente da Célula de Gestão do Campus do CVT, Valeria Batista Santos.

Pela Secitece, também participaram da reunião Adeliene Lobão, técnica da Coordenadoria de Educação Superior (Cesup); e Kelly Ferreira, orientadora do Núcleo de Gerenciamento do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira.

Melhorias

Na oportunidade, foram encaminhadas algumas demandas administrativas no sentido de dar continuidade à requalificação das áreas físicas e implementar soluções inovadoras para aumentar a acessibilidade em todo o Campus, atendendo às recomendações do Ministério Público do Ceará.

Entre os principais pontos discutidos na reunião, estão a ampliação da climatização nas salas de aula, construção de novos blocos, expansão dos laboratórios de práticas pedagógicas e de pesquisas científicas, melhorias nas estruturas das quadras poliesportivas e na parte elétrica, implantação de toldos e lonas nas piscinas, além da instalação de telas no refeitório. Foi discutida, ainda, a necessidade de ampliar o espaço físico para a qualificação profissional, atendendo à demanda do CVT/ Iguatu.

Durante o encontro, a comitiva também apresentou demandas de ajustes na infraestrutura dos banheiros, a fim de criar áreas específicas para vestiários. Ainda na reunião, foi apresentada a necessidade de se instalar uma estação de bicicletário que deve proporcionar melhorias em termos de mobilidade para os alunos do Campus.

A secretária Sandra Monteiro destacou a importância do diálogo entre as unidades vinculadas, como forma de aprimorar a interiorização e popularização do ensino e da pesquisa. “O nosso objetivo é continuarmos investindo na sofisticação dos processos educativos e na gestão do Campus, de forma muito propositiva, e também que possamos fazer algo mais estratégico com as nossas instituições de ensino, com as nossas vinculadas entidades parceiras. Entendo que esse esforço mais estratégico possa dar ainda mais força ao que já realizamos, até viabilizando a questão de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais, para que o nosso movimento de inovação no Ceará possa ser fortalecido”.

Também foram debatidos aperfeiçoamentos e aplicação mais eficiente dos recursos e custeios destinados à manutenção do Campus. Como encaminhamento da reunião, será enviado um relatório técnico com todas informações administrativas necessárias, para execução no que concerne à Secitece.

Campus Multi-institucional Humberto Teixeira

Inaugurado em 2015 pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, o Campus Multi-Institucional vem ampliando a oferta de ensino superior no Centro-Sul. Este ano, o Campus completou oito anos de funcionamento com formação acadêmica, atividades profissionalizantes e popularização da ciência e pesquisa. O complexo educacional atende cerca de 2.600 alunos e reúne, em um mesmo espaço, Uece, Urca e CVT, além de um polo da UAB e do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unidade Descentralizada de Iguatu (UDI/Urca).

Pioneira na perspectiva multi-institucional em todo o país, a unidade possui o maior campus universitário do interior do Nordeste e conta com 42 salas de aula, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, 55 gabinetes para professores, laboratórios, espaços adequados para as direções e coordenações de curso, e, recentemente, ganhou uma academia de ginástica que atende a comunidade acadêmica.

Investimento

Para a construção do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, foram investidos mais de R$22 milhões. O empreendimento abriga 42 salas de aula, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, 55 gabinetes para professores, laboratórios e academia de ginástica para comunidade acadêmica. A unidade oferece cursos superiores de Direito, Enfermagem, Educação Física, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Física, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário