Consolidar as conquistas e seguir avançando no desenvolvimento científico e tecnológico cearense: estes são alguns dos desafios de Sandra Monteiro, que tomou posse, nesta sexta-feira (20/1), como titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi prestigiada por representantes do ecossistema de CT&I do Ceará, além de autoridades e familiares da nova secretária.




Secitece: 30 anos
Durante a solenidade de posse, também foi exaltada a chegada, em 2023, do aniversário de 30 anos da Secitece. O ex-secretário, Inácio Arruda, discursou em nome de todos secretários que passaram pela pasta. Em sua fala, Inácio relembrou um pouco da trajetória da instituição, responsável por construir um Estado que hoje é referência no País, a partir do desenvolvimento de programas a exemplo do Cientista-Chefe, e também pela promoção da maior expansão do ensino público superior estadual da história do Ceará.

Inácio aproveitou para celebrar a nomeação da nova secretária para o comando da Secitece. “Uma mulher, negra, cientista e pesquisadora (…) Desejo a você e à sua equipe – gente simples mas comprometida – grande êxito. Vamos em frente com Elmano, Lula e Sandra Monteiro!”, vibrou.
União de saberes
A nova titular da Secitece encerrou os discursos da tarde, fazendo um agradecimento especial ao governador Elmano de Freitas e à vice-governadora Jade Romero por figurar num secretariado “seleto e inclusivo”. Agradeceu, também, ao partido no qual é filiada, PCdoB, pelo apoio depositado.
Alagoana, Sandra enalteceu as suas origens e falou do seu orgulho em pertencer a uma família de trabalhadores e mulheres fortes, que a incentivaram a persistir e a priorizar a educação, a saúde e o respeito ao ser humano.
A titular expressou gratidão aos ex-reitores Virgílio Araripe (IFCE) e Henry Campos (UFC) durante o discurso. “Eles me acolheram em suas instituições e foram imprescindíveis para que eu tivesse a oportunidade de retomar minhas atividades de docência e de gestão”, pontuou.
A secretária destacou, ainda, a conjuntura atual do setor e os desafios de sua gestão. “Estamos em um momento de restruturação e de resgate, e isso carece de tempo e de pessoas; são processos e ações a serem continuadas”, disse, conclamando a realização de um trabalho em conjunto.
Para Sandra, o foco será em manter as conquistas e seguir avançando no desenvolvimento do sistema estadual, atrelando os saberes populares e os científicos. “É nossa tarefa perpetuar esse conhecimento”, pontuou, reforçando que isso só é possível por meio da defesa de uma nação democrática.
Participaram da solenidade de posse da nova secretária da Secitece: a presidenta do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; a secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves; o vice-reitor da UVA, Francisco Carvalho; o diretor em exercício da Funcap, Luiz Drude; o presidente do Instituto Centec, Silas Alencar; o superintendente regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, representando o Sistema Fiec; e o deputado estadual Acrísio Sena.



Fonte: Secitece
Nenhum comentário:
Postar um comentário