Seguidores

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Manuela D’Ávila lidera pesquisa à Prefeitura de Porto Alegre

A um ano das eleições municipais de 2020, a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera a disputa à Prefeitura de Porto Alegre (RS). Segundo pesquisa do Instituto Methodus, Manu – que foi candidata a vice-presidenta na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018 – pontua em primeiro lugar na capital gaúcha, tanto na sondagem espontânea quanto na estimulada. O levantamento foi publicado nesta terça-feira (8/10) no jornal Correio do Povo.


Por André Cintra

Segundo pesquisa do Instituto Methodus, Manu pontua em primeiro lugar na capital gaúcha, tanto na sondagem espontânea quanto na estimulada Segundo pesquisa do Instituto Methodus, Manu pontua em primeiro lugar na capital gaúcha, tanto na sondagem espontânea quanto na estimulada
Na pesquisa espontânea, Manuela é lembrada por 8% dos entrevistados, ficando numericamente à frente do deputado estadual Sebastião Melo (MDB, 6%) e do prefeito porto-alegrense, Nelson Marchezan Júnior (PSDB, 4%). A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) tem 2%, e a deputada federal Maria do Rosário (PT), 1%.

O levantamento espontâneo pergunta ao eleitor em quem ele deve votar, sem apresentar nomes de candidatos. Conforme o Instituto Methodus, 72% não sabem ou não responderam. Além disso, 7% dos entrevistados declaram que votarão em branco ou anularão o voto.

Manuela também é líder nos quatro cenários estimulados pesquisados em Porto Alegre. Na disputa mais apertada – e também mais improvável –, com 14 candidatos, ela aparece com 17%. Melo vêm na sequência, com 11%, seguido por Marchezan Júnior (9%), Luciana Genro (6%), Maria do Rosário (5%), Beto Albuquerque (PSB, 4%), Juliana Brizola (PDT, 4%), Fábio Ostermann (Novo, 3%), Any Ortiz (Cidadania, 3%), Thiago Duarte (DEM, 3%), Maurício Dziedricki (PTB, 3%), Ruy Irigaray (PSL, 2%), Gustavo Paim (PP, 1%) e Carlos Gomes (Republicanos, 1%). Os indecisos somam 17%, ao passo que 12% dizem que votação em brancos ou nulo.

Nos demais cenários, mais “enxutos”, Manuela permanece em primeiro lugar, indo de 20% (no cenário com sete candidatos) a 27% (com três nomes na disputa). Já Melo alterna de 14% a 22%, enquanto Marchezan Júnior oscila de 11 a 12%. O atual prefeito tem a maior rejeição entre todos os candidatos: 40% dizem que não votariam nele, ante 38% de Maria do Rosário e 33% de Manuela.

A avaliação do governo Marchezan Júnior também é majoritariamente negativa: 64% consideram sua gestão “ruim” ou “péssima”, 22% a consideram “regular” e apenas “14%” a veem como “ótima ou boa”. A pesquisa Methodus foi feita de 2 a 7 de outubro, com 800 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.


 X


Nenhum comentário:

Postar um comentário