Seguidores

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Brasil tem atos para marcar o 1º de Maio, Dia do Trabalho

Em SP, organizadores esperam 50 mil para shows no Vale do Anhangabaú; Paraná tem churrasco com 17 toneladas de carne.

Por G1
5/2019 13h25


Primeiro de Maio tem comemorações e protestos em várias cidades brasileiras
Primeiro de Maio tem comemorações e protestos em várias cidades brasileiras
Cidades brasileiras tiveram atos pelo 1º de Maio nesta quarta-feira, Dia do Trabalho. Milhares foram às ruas para protestar ou para acompanhar as comemorações com programação de shows.
As manifestações no Brasil seguiam pacíficas até às 13h. Em alguns dos atos, os organizadores fizeram críticas à proposta do governo de reforma da Previdência, em discussão na Câmara.
Também houve atos de trabalhadores em várias partes do mundo. Em cidades como Paris, na França, e Turim, na Itália, houve confronto entre manifestantes e policiais.

São Paulo

Manifestantes com bandeiras e faixas de centrais sindicais se reúnem para ato pelo 1º de Maio, Dia do Trabalho, no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo — Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo Manifestantes com bandeiras e faixas de centrais sindicais se reúnem para ato pelo 1º de Maio, Dia do Trabalho, no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo — Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo 
Manifestantes com bandeiras e faixas de centrais sindicais se reúnem para ato pelo 1º de Maio, Dia do Trabalho, no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo — Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo
Em São Paulo, pela primeira vez a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical se uniram em uma única comemoração. A festa começou às 10h no Vale do Anhangabaú, Centro da capital, e segue até a noite. Segundo as centrais sindicais, são esperadas 50 mil pessoas ao longo do dia.
A justificativa das entidades organizadoras para fazer um único ato é o "momento do Brasil e as dificuldade das centrais sindicais", conforme relatou Paulinho da Força, da Força Sindical.

Pernambuco

Reforma da Previdência foi criticada durante ato de centrais sindicais, nesta quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador, no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press Reforma da Previdência foi criticada durante ato de centrais sindicais, nesta quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador, no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press 
Reforma da Previdência foi criticada durante ato de centrais sindicais, nesta quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador, no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Em Pernambuco, representantes de sete centrais sindicais, de partidos políticos e trabalhadores de diversos setores se reuniram na área central do Recife nesta manhã para protestar contra a reforma da Previdência.

Alagoas

Protesto Dia do Trabalhador em Maceió, Alagoas — Foto: Matheus Tenório/G1 Protesto Dia do Trabalhador em Maceió, Alagoas — Foto: Matheus Tenório/G1 
Protesto Dia do Trabalhador em Maceió, Alagoas — Foto: Matheus Tenório/G1
Em Alagoas, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais e sindicais saíram em caminhada pela orla de Maceió durante a manhã. Os manifestantes carregavam cartazes com críticas ao desemprego no país. Segundo os organizadores, 5 mil pessoas foram ao ato.

Ceará

Integrantes de centrais sindicais e movimentos sociais se reuniram nesta quarta-feira (1º), em um ato na rodovia BR-230, no município de Várzea Alegre, na Região do Cariri do Ceará.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), o ato começou por volta das 7h20 e o trecho do Km-83 ficou bloqueado, o que gerou congestionamento de veículos. Cerca de 150 pessoas participaram do ato. O grupo exibiu faixas e cartazes em alusão ao Dia do Trabalhador. Pneus também foram queimados na via.

Paraná

Mais de 500 costelões serão assados no fogo de chão na Festa do Trabalhador, em Cascavel  — Foto: Cícero Bittencourt/RPC Mais de 500 costelões serão assados no fogo de chão na Festa do Trabalhador, em Cascavel  — Foto: Cícero Bittencourt/RPC  
Mais de 500 costelões serão assados no fogo de chão na Festa do Trabalhador, em Cascavel — Foto: Cícero Bittencourt/RPC
Em Cascavel, no norte do Paraná, a festa do trabalhador foi comemorada com 17 toneladas de carne num evento que é considerado o maior churrasco do Brasil. A expectativa é de que 20 mil pessoas vão à comemoração.
Ao todo, serão assados durante seis horas, no fogo de chão, mais de 500 costelões. Mais de mil voluntários participam da organização do evento, que é tradição na cidade há 24 anos. 

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/05/01/brasil-tem-atos-para-marcar-o-1o-de-maio-dia-do-trabalho.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário