Seguidores

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Tributo às pessoas de excelência

Realizada pelo Sistema Verdes Mares, a solenidade de outorga do 48º Troféu Sereia de Ouro acontece hoje à noite, no Theatro José de Alencar. A comenda será conferida este ano ao empresário Beto Studart, ao artista plástico Descartes Gadelha, à ministra do TST Kátia Magalhães Arruda e ao médico Manoel Odorico de Moraes Filho. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Diário

00:00 · 28.09.2018
Beto Studart
Image-0-Artigo-2458200-1
Nascido em Fortaleza, é filho do médico Carlos Alberto Studart Gomes e de Regina Stella Vieira Studart Gomes. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), exerceu a vocação empresarial desde cedo, indo da execução de pequenas atividades, como a venda de camarão, até o posto de presidente de uma indústria do setor químico -, que passou a ocupar aos 23 anos de idade. Com a venda da companhia, o profissional criou a marca BSPAR, nome de força nas áreas imobiliária e financeira. Para além dela, os negócios do empresário também englobam o setor de tecnologia da informação e tecnologia médica. Exerce liderança classista como presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Mantém a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, que alcança um público de mais de 20 mil pessoas, apoiando entidades que desenvolvem projetos culturais, sociais, educacionais, esportivos e de geração de trabalho e renda.
Descartes Gadelha
Image-1-Artigo-2458200-1
Desde a infância, Descartes Gadelha é um artista que segue em duas frentes: a das artes visuais, com gravura, escultura, pintura e desenho; e a musical, ligada ao Maracatu. Natural de Fortaleza, o artista debruçou-se por mais de 40 anos na temática Canudos, cuja inspiração brotou quando do contato com a iconografia de guerra. O trabalho, no momento, compõe o acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade Federal do Ceará (MAUC-UFC). Também recebem destaque as importantes mostras coletivas que participou, como "Pintores do Nordeste" (Salvador, 1963) e "12 artistas de seis países latino-americanos" (Caracas, Venezuela, 1982). Individualmente, realizou, por exemplo, as exposições Galeria Goeldi (Rio de Janeiro, 1966) e "Catadores do Jangurussu" (Fortaleza, 1986). Entre as comendas que já recebeu, constam prêmio no XIV Salão de Abril, em 1964, no I e II Salões Nacionais de Artes Plásticas do Ceará e no 1º Salão de Artes Plásticas do BNB Clube, entre as décadas de 1970 e 1980.
Kátia Magalhães Arruda
Image-2-Artigo-2458200-1
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1988, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho possui forte atuação em projetos que versam principalmente sobre Direito do Trabalho, justificada devido aos debates gerados no período de sua formação superior. Cearense natural do município de Ipaumirim, foi no Maranhão que sua atividade jurídica se desenvolveu, a partir da aprovação em concurso público para o Estado, em 1990. Antes de ocupar o atual cargo em Brasília, onde está há dez anos, presidiu as Varas do Trabalho dos municípios de Imperatriz e Caxias e também a primeira e quarta Varas de São Luís. No ano de 2000, foi promovida a Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ocupando os cargos de corregedora e de presidente em diferentes momentos. Também é pesquisadora de temas relacionados à precarização do trabalho e eficácia dos direitos constitucionais trabalhistas, além de coordenar o Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
Manoel Odorico de Moraes Filho
Image-3-Artigo-2458200-1
Apaixonado pela ciência, por inspiração do pai médico, Manoel Odorico de Moraes Filho formou-se em Medicina pela UFC e é professor da mesma universidade. Complementou sua formação com especialização em Fisiofarmacologia e mestrado em Farmacologia (ambas pela UFC); e doutorado em Oncologia pela Universidade de Oxford - Inglaterra. Seu nome ficou mais conhecido por coordenar pesquisas como o transplante experimental de fígado e o uso da pele de tilápia para tratamento de queimaduras, envolvendo mais de 120 pesquisadores do País. Além disso, realizou um trabalho sobre prospecção de moléculas com atividade antitumoral e pesquisa sobre medicamentos genéricos, possibilitando a milhões de brasileiros o acesso ao uso desses produtos. Por sua atuação, recebeu, em 2010, o prêmio nacional mais importante no ramo da ciência, a Ordem Nacional do Mérito Científico, além de inúmeras outras comendas.
PARTE 1
PARTE 2

Fonte: diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário