AVIAÇÃO REGIONAL | Governo do Estado já vinha em tratativas com a companhia aérea para poder inaugurar o Aeroporto de Aracati
A Azul Linhas Aéreas vai começar a operar três voos semanais Recife-Aracati-Recife a partir de outubro. As frequências regulares serão feitas em aeronave ATR-72. O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, disse que o martelo foi batido na tarde de ontem, após negociação que durava meses. A praia de Canoa Quebrada pertence ao município. O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, é estadual. Recife é hub da Azul no Nordeste.
Em março, O POVO já falava da hipótese. Desde o dia 25 daquele mês, o processo de aprovação dos voos passou a ocorrer entre as empresas aéreas e os aeroportos. Antes, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intermediava a autorização. Em outubro do ano passado, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), levou o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, para conhecer o aeroporto.
O terminal foi inaugurado há seis anos. A obra custou, na época, declarados R$ 19 milhões. Dinheiro destinado à construção da pista, do pátio de estacionamento, da pista de táxi e da Seção de Combate a Incêndio (Secinc).
Em maio deste ano, O POVO trouxe matéria sobre as negociações com companhias aéreas no esforço para inaugurar o Aeroporto Dragão do Mar. Na época, o Governo do Ceará intensificava as tratativas com as empresas aéreas Gol, além da Azul e a operadora de turismo CVC.
A ideia dos encontros com as empresas era viabilizar quatro voos semanais a partir deste mês, principalmente por causa do período de alta estação, e incrementar a vinda de turistas ao Estado. Do total de voos previstos, um seria charter (fretado), parceria entre a Gol e CVC, e os outros três regulares, operados pela Azul, que ainda deverá ser a primeira companhia a operar no Aeroporto de Sobral, na região Norte do Ceará.
Conhecida por atuar intensamente na aviação regional, a empresa já havia revelado o interesse em voar para o destino cearense nos próximos anos. Ao todo, conforme O POVO também já havia publicado, em março deste ano, a companhia quer chegar a 25 cidades localizadas em todas as regiões do País. A empresa deve acionar, neste ano, voos para ao menos oito novos destinos, podendo chegar a dez até o fim de 2018.
Com informações do Blog Jocélio Leal
Fonte: Jornal o Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário