Seguidores

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Aracati vai operar com Boeings até julho, diz Camilo

Voo para o Aeroporto no Litoral Leste viria direto de São Paulo, segundo afirmou o governador nas redes sociais

Terminal ainda espera homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que segue em análise em Brasília, para poder operar frequências comerciais diárias vindas de outros terminais do País ( Foto: Cid Barbosa )
01:00 · 04.04.2018
As expectativas sobre o Aeroporto de Aracati têm aumentado ainda mais nos últimos meses com a articulação que o governo realiza para viabilizar voos comerciais no terminal e, também, após o sucesso do terminal de Jericoacoara. No início da tarde de ontem (3), o governador Camilo Santana injetou mais ânimo ao afirmar que o terminal vai operar até julho com aeronaves da marca Boeing.
"A nossa ideia é que, entre junho e julho, a gente possa ter o primeiro voo de avião grande, um Boeing, direto de São Paulo para Aracati", afirmou o governador em seu bate-papo semanal pelo Facebook.
Camilo relembrou ainda aos seguidores que esteve na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Brasília, "há pouco tempo", "justamente cobrando a certificação do aeroporto de Aracati para que a gente possa receber voos". O chefe do Executivo cearense ainda esteve reunido com o Ministério dos Transportes na mesma visita.
Contatada, a Anac informou que o processo de certificação do Aeroporto de Aracati ainda segue em análise pela Agência, em Brasília, sem definição de quando deve ou não receber a homologação definitiva para operar frequências comerciais.
Atualmente, a pista de pouso e decolagem de Aracati pode receber pequenos jatos e voos fretados, mas não comerciais fixos.
Malha regional
Outra informação dada pelo governador é que está "trabalhando voos regionais até o fim desse semestre entre Aracati e Fortaleza, entre Aracati e Iguatu" e demais terminais regionais cearenses. "Estamos desenhando, trabalhando e já temos a empresa para operar esses voos. Em breve, teremos notícias boas para Aracati", arrematou Camilo.
Sete terminais, contando com Aracati, já estão aptos a receber voos comerciais, de acordo com o que o governo informou no início do ano e as empresas que devem operar toda essa malha é a Gol Linhas Aéreas e a Two Táxi Aéreo. O presidente da primeira companhia, Paulo Kakinoff, já foi levado a Aracati por Camilo para conhecer o terminal e tratar dessa malha regional em cidades do Ceará.
Perspectivas
A expectativa é que as novas frequências estaduais possibilitem a venda de trechos de Paris ou Amsterdã para Jericoacoara ou Aracati, já que a Gol é parceira da Air France-KLM, companhia que irá operar voos diretos entre a Capital cearense e os dois destinos internacionais a partir de maio deste ano.
A projeção do Ministério do Turismo (MTur) em relatório divulgado no início do no é de que, no ano de 2037, o terminal de Aracati deva movimentar quase 194 mil passageiros, o que representa um crescimento da ordem de 93,6% em relação a 2017 (100 mil). E que, com a operação dos voos regionais, o número de passageiros da aviação regional no Ceará cresça 72% nos próximos 20 anos.
De acordo com os dados do levantamento, no último ano, 5,9 milhões de pessoas utilizaram os terminais de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Jericoacoara, Sobral, Iguatu, Crateús e Aracati. Em 2037, o Ministério projeta que esse movimento saltará para 10,3 milhões de passageiros.
Fonte: diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário