Empreendimento deve começar a operar a partir do primeiro semestre do próximo ano
01:00 · 02.02.2018
De olho no mercado do Sudeste, a o Grupo Metal Brasil anunciou o investimento de R$ 25 milhões em uma nova fábrica de alumínio em Fortim, segundo revelou a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Além da ampliar a participação em uma nova região, o Grupo cearense também pretende expandir o atendimento para os segmentos industrial e rodoviário, além da construção civil.
A nova unidade deve entrar em funcionamento a partir do primeiro semestre de 2019, e deve, segundo contou a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, atuar na "refusão para produção de tarugos, extrusão de perfil de alumínio, pintura eletrostática e esquadrias de alumínio voltados para a construção civil e outros setores". Um galpão de 18 mil metros quadrados (m²) foi destinado para os serviços. Composto pelas empresas Metal Brasil, Indústria de Vidros Temperados Ltda. (IVT), MB Instalação de Esquadrias Ltda., Indústria Cearense de Alumínio (ICA) e Filial, o Grupo Metal Brasil deve ampliar o portfólio com a operação da fábrica de Fortim, pois, atualmente, conta com a produção de portas, janelas, portões, pele de vidro, grades, gradis, guarda corpo, fachadas ventiladas e estruturas para placas solares são alguns dos produtos fabricados pela empresa".
Unidade pioneira
"O processo será realizado com a refusão de sucata com lingote na produção de tarugos nas ligas 6060 e 6063. Em seguida, temos as extrusoras de 6 e 7 polegadas para produção de perfis de alumínio de até 13.000 milímetros e depois a pintura eletrostática em cores diversas. Para essa planta estamos adquirindo uma unidade de pintura vertical para pintura do perfil com 7.500 milímetros. Isso é uma novidade no mercado cearense. Antes, só produzíamos com 6.000 milímetros. Agora, poderemos atender vários segmentos de mercado", explica o diretor do Grupo Metal Brasil, Eduardo Sanford, destacando que os investimentos em novas tecnologias e maquinário exclusivo farão da nova unidade fabril de Fortim uma indústria pioneira no território cearense.
Com 31 anos de participação no mercado cearense, o Grupo Metal Brasil está presente em empreendimentos do setor de construção civil nas regiões Norte e Nordeste, e deve ampliar a produção de 150 toneladas para 600 toneladas mensais com a nova unidade que entra em funcionamento no início de 2019.
Oportunidade
"Serão 200 empregos diretos gerados na região, que necessitará de mão de obra qualificada. Recebemos o diretor do Grupo, Eduardo Sanford, e, além de receber outros pleitos, iniciamos um movimento para promover cursos de qualificação na área", comenta Nicolle Barbosa.
A qualificação da mão de obra necessária para o funcionamento da indústria, segundo acrescentou a presidente da Adece, está sendo viabilizada em um trabalho conjunto do governo do Estado com o município de Fortim e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec). Ela contou que os contatos com o chefe do Executivo municipal, Naselmo Ferreira, e o presidente do sindicato, Sampaio Filho, foram feitos e as ações devem dar conta do prazo de um ano para o início de operação da unidade.
"Há 26 anos não conquistamos uma indústria para o município. O que o povo mais precisa em nossa cidade é emprego. Estamos conversando com a presidente da Adece para articular cursos de capacitação à população", confirma o prefeito, acrescentando que a população também tem boas expectativas.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário